Quadrinhos que ajudam a refletir sobre a história do Brasil

As histórias em quadrinhos (HQ) são narrativas compostas por imagens e textos dispostos em sequência, que se utilizam da linguagem verbal e não verbal. Além de bastante utilizadas em histórias ficcionais, nos últimos anos, esse formato tem sido bastante explorado para (re)contar fatos históricos de maneira didática e lúdica. Assim, são indicadas a seguir duas HQ que ajudam a compreender e refletir sobre a história do Brasil.


Angola Janga – História de Palmares | Marcelo D´Salete 

Com base em uma pesquisa realizada no decorrer de 11 anos com documentos, textos e imagens de Palmares, o escritor e ilustrador Marcelo D´Salete narra a história da resistência negra no período colonial, destacando outros personagens além do renomado Zumbi dos Palmares. O título da obra está escrito em um dos idiomas oficiais da Angola e significa “Pequena Angola”, fazendo referência ao nome dado pelos moradores do quilombo. A obra foi vencedora na categoria Quadrinhos do Prêmio Jabuti no ano de 2018.

 

 

 

 

 


Os brasileiros – André Toral 

Em Os brasileiros o historiador, quadrinista e ilustrador André Toral narra algumas histórias ficcionais que são baseadas nas relações conflituosas entre os povos indígenas brasileiros e europeus, desde o século XVI até o século XX.