titulo-lauro-maia
lauro-maia

Lauro Maia foi um compositor, músico e arranjador cearense, nascido no dia 13 de novembro de 1913. Foi um importante ícone na música cearense e brasileira, sendo um dos expoentes do rádio no estado. Muitas de suas composições fazem parte da grande discografia dos clássicos da música popular brasileira.

nuvem-lauro-maia

Lauro com o uniforme do Liceu do Ceará

Na década de 1930, o rádio chegava ao Brasil e logo se tornaria uma febre. Assim, os maiores músicos, compositores e cantores da época teriam a chance de se lançar para públicos maiores. As bases para a música popular brasileira estavam se formando, juntamente com a era de ouro do rádio, que teria sua maior visibilidade e importância cultural e social pelos próximos anos, até o advento da televisão. Foi nesse contexto que Lauro Maia Teles viveu seus anos de mocidade, regado a muita música e boemia, nos vários espaços de sociabilidade da Fortaleza dos anos 1930/40. Foi um grande compositor e arranjador cearense, cujas obras ajudaram a compor a galeria de grandes sucessos da música popular brasileira.

Lauro Maia Teles nasceu em Fortaleza, na antiga Boulevard Visconde de Cauype, hoje Avenida da Universidade, no dia 13 de novembro de 1913. Filho do odontólogo Antônio Borges Teles de Menezes e da pianista Laura Maia Teles de Menezes, Lauro Maia cresceu sendo musicalmente instruído por sua mãe, que lhe ensinou teoria e piano, lições que ajudaram a moldar a veia musical do compositor. Após esses primeiros passos, o jovem músico se aventurou em outros instrumentos como violão e acordeon. Desde novo, se arriscava no mundo das composições, escrevendo músicas para amigos, família ou sobre o que via ao seu redor. Inspirado por ritmos folclóricos, Lauro criava suas canções e compartilhava com sua roda de amigos. Infelizmente, muitas de suas músicas se perderam com o tempo, pois muitas delas só ficaram na memória daqueles que tiveram a oportunidade de ouvi-las. Mesmo assim, a discografia de Lauro Maia é riquíssima, com ritmos como a marcha, a valsa, o samba e o balanceio, ritmo este que foi bastante difundido por Lauro. O compositor, inclusive, é muitas vezes creditado como o criador do balanceio.

Lauro Maia foi se tornando um ícone para a música local, compondo marchinhas, sambas e outros ritmos. Em 9 de janeiro de 1937, duas composições de Lauro Maia foram premiadas pelo jornal O Povo, a marcha “Eu Sei o que é” e o samba “Foi uma mulher". Lauro era muito presente nas folias de carnaval de Fortaleza, tendo composto diversas marchas e sambas para embalar alguns blocos, como o “O que foe Galinha”, que em 1937 lançou as músicas “Cadê a Melodia” e “Foi a Mulher”. O compositor chegou até a ser homenageado por Andrade Júnior, o Canelinha, quando este criou o bloco carnavalesco Escola de Samba Lauro Maia, em 1942. Ingressa no Ceará Rádio Clube (PRE-9), em 1937, fazendo parte da orquestra da rádio como acordeonista e em 1938 assume a direção artística da Ceará Rádio Clube, tendo inclusive um programa próprio, o “Lauro Maia e seu ritmo”.

Lauro Maia e o Cordão das Coca-Colas, bloco que satirizava as moçoilas atraídas pelos louros americanos na época da segunda guerra mundial. Carnaval de Fortaleza, 1947.

Lauro Maia teve diversos intérpretes para suas composições, muitos nomes que ajudaram a dar base para a música popular brasileira. Grupos como 4 Ases e 1 Curinga e Vocalistas Tropicais e cantores como Cyro Monteiro e Orlando Silva estão entre estes artistas. Sua fama se evidenciou ainda mais quando se mudou para o Rio de Janeiro, lugar de efervescência cultural do país.

Em 1941, Lauro Maia se casa com Djanira Teixeira, irmã do também consagrado compositor Humberto Teixeira. O casal teve dois filhos: Eva Maria e Lauro Maia Filho. Os cunhados Lauro Maia e Humberto Teixeira se tornaram grandes amigos e parceiros em diversas composições. Lauro, inclusive, foi responsável por apresentar Humberto Teixeira a Luiz Gonzaga, dupla essa que tornaria o baião um ritmo nacionalmente conhecido e consagrado.

Dentre as músicas mais famosas compostas por Lauro Maia estão Prova de fogo, Eu vi um leão, Trem de ferro, Quando dois destinos divergem. Além dessas, muitas de suas composições ganharam corpo nas vozes mais famosas dos anos 1930/40. Lauro Maia foi um grande compositor, cuja carreira curta, pois faleceu aos 37 anos, não limitou a sua criatividade e produtividade. Foi responsável por levar para um grande público a “cearensidade” da música que o inspira. O folclore musical cearense teve um enorme arauto na figura de Lauro Maia.

galeria-fotos
veja-tambem