mansueto-barbsa-tit
mansueto-06

Francisco de Paula “Mansueto” Barbosa foi um administrador, comunicador e benfeitor cearense, natural da cidade de Quixeramobim. Foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do setor de telecomunicações no Ceará, quando esteve à frente da diretoria da Rádio e TV Verdes Mares e, na área social, quando fundou, em 1993, a instituição Casa de Vovó Dedé, uma entidade sem fins lucrativos, localizada na Barra do Ceará, que tem um papel simbólico de, através da música e de outras artes, receber, cuidar e formar crianças e adolescentes da região, além de outros projetos que têm como público-alvo os idosos.

frase-01
nuvem-mansueto

Nascido na cidade de Quixeramobim, interior do Ceará, em 20 de fevereiro de 1938, Mansueto Barbosa, como era mais conhecido o senhor Francisco de Paula Barbosa, foi um grande comunicador e articulador de ações sociais, figura expressiva para a história da televisão no Ceará e para o espírito solidário cearense, com a criação de uma instituição visionária, a Casa de Vovó Dedé, que nasceria como uma escolinha para o ensino infantil em 1993 e com o passar dos anos se tornaria uma escola de música, que receberia muitas crianças e adolescentes do bairro Barra do Ceará e bairros vizinhos.

Mansueto era graduado em Contabilidade e Direito, este último pela Universidade Federal do Ceará, e pós-graduado em Administração. Essas graduações, com toda certeza, o ajudaram a trilhar o caminho das comunicações. A partir de 1962 quando, a convite do empresário Edson Queiroz, se tornou diretor da Rádio Verdes Mares e, posteriormente, em 1970, se tornou diretor da TV Verdes Mares. Sua atuação e administração inovadora e corajosa foi responsável para a consolidação do Sistema Verdes Mares de Comunicação como o maior sistema de telecomunicações do estado do Ceará e um dos maiores de todo o Brasil.

Segundo amigos próximos, familiares e antigos colegas de trabalho, Mansueto Barbosa era um homem educado, um ótimo profissional, rígido quando precisava ser, calmo, que nunca faltava com o respeito em suas relações com os demais. Um ser iluminado, que ajudava sem pestanejar, um homem solidário. Todas essas qualidades foram os norteadores para a criação da Casa de Vovó Dedé, fundada em 1993 como um empenho físico de Mansueto em colaborar para uma mudança na vida de centenas de crianças e adolescentes. Um ambiente de música, de artes, de acolhimento, que formou e continua formando jovens músicos profissionalizando jovens operadores de câmera, de áudio, diretores, ilustradores e outros artistas, todos que iniciaram na Casa.

A Casa de Vovó Dedé é o maior legado que Mansueto Barbosa poderia deixar para a sociedade fortalezense. Para além de sua importância como comunicador, Mansueto foi um exemplo de ser humano, disposto a ajudar o próximo e a abrir as portas da Casa a qualquer um que dela precisasse. Criança, adolescente, idoso; homem ou mulher; todos são bem-vindos. Sua frase mais conhecida, dita em seu último discurso na
Casa, exprime muito bem qual sentimento fazia Mansueto esforçar-se a ajudar o próximo: “a palavra é simples, pequenina, formada por quatro letras: Amor.”

galeria-fotos
veja-tambem