Mesmo rosto, novas histórias: 5 textos para redescobrir personagens infantis de contos e do folclore

Contos infantis, lendas e histórias folclóricas são alguns dos exemplos de textos que as crianças têm mais contato durante os primeiros anos de vida, seja na escola ou em casa. Essas histórias, geralmente passadas de geração em geração, apresentam personagens que já fazem parte da cultura popular e que auxiliam as crianças no aprendizado de costumes e valores. Para além dos textos clássicos, esses personagens, de tão famosos, vieram a protagonizar novas histórias. A lista a seguir traz 5 textos para redescobrir personagens infantis de contos e do folclore:


O retorno do patinho feio – Marcelo Coelho

Miniconto publicado por Marcelo Coelho no jornal Folha de São Paulo em 19 de março de 2005, O retorno do patinho feio dá continuidade ao conto clássico infantil. Nessa nova versão, o patinho feio, já cisne, decide retornar à lagoa onde nasceu para visitar sua mãe e alguns conhecidos, porém, ao chegar lá, não é reconhecido. Apesar de curto, esse texto traz inúmeras possibilidades para dialogar com as crianças sobre temas como valores, lugar social, relações com o outro, etc.

 

 

 

 

 

 

 


Quem matou o saci? – Alexandre de Castro Gomes

O misterioso assassinato do personagem folclórico Saci Pererê em sua própria festa de aniversário é o tema desse livro escrito por Alexandre de Castro Gomes. A história acompanha todo o processo de investigação, a cena do crime, ficha criminal e os depoimentos dos suspeitos, deixando o leitor envolvido com o livro até a resolução do caso. Indicado para crianças mais velhas, Quem matou saci? é uma boa introdução à literatura de investigação e suspense.

 

 

 

 

 

 


Condomínio dos monstros – Alexandre de Castro Gomes

O prédio localizado na rua Mortinho da Silva, número 13, é lar de personagens como a múmia, a mula sem cabeça, o saci, o lobisomem, o bicho papão, dentre outros que, numa sexta-feira 13, são convocados uma reunião de condomínio extraordinária. Condomínio dos monstros é um livro bem humorado escrito por Alexandre de Castro Gomes que, além de resgatar personagens do folclore, pode proporcionar uma boa conversa com as crianças sobre a vida em comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 


Que história é essa? – Flávio de Souza

Este livro dá voz a personagens secundários dos contos infantis e propõe uma nova perspectiva das mesmas histórias. Dessa forma, o autor Flávio de Souza narra a história da chapeuzinho vermelho a partir do ponto de vista do caçador, assim como conta a história da bela adormecida pelos olhos de um dragão que come salsicha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A bailarina fantasma – Socorro Acioli

Nesse livro a autora cearense Socorro Acioli resgata a lenda da bailarina fantasma que vive no Theatro José de Alencar em Fortaleza. Essa história é contada do ponto de vista de Anabela, filha do arquiteto que está responsável por restaurar o teatro.