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Ao longo das últimas décadas muitas foram as propostas de classificação da literatura de cordel que incluíam as diversas temáticas e formas da literatura popular. De modo geral, pode-se identificar dois temas fundamentais de literatura de cordel: os temas tradicionais e os temas circunstanciais.  Dentro de um retrospecto histórico das classificações brasileiras, é possível destacar a elaborada por Leonardo Mota em 1921. Além dessa, duas ganham destaque por conseguir contemplar toda a diversidade dos cordéis, são elas: a proposta por Ariano Suassuna, mais sintética, e a elaborada por Cavalcanti Proença, que é mais detalhista e foi adotada pelo acervo da Casa Rui Barbosa.

Considerando essas organizações, o que se propõe nesse espaço é reunir cordéis de temáticas parecidas que possam vir a ser utilizados como recurso didático em sala de aula. Assim, o conteúdo é apresentado em forma de listas e dividido por componentes curriculares, como, por exemplo, ciências, história, geografia, literatura, religião e artes. Ao longo das listas, cada cordel é apresentado com base em informações gerais, tais como: título, autor, capa, resumo e habilidade relacionada ao conteúdo.

É importante ressaltar que essas listas têm como único propósito auxiliar os professores da educação básica a utilizarem a literatura de cordel como recurso em sala de aula. Portanto, o conteúdo aqui apresentado não se caracteriza como uma classificação, pelo contrário, tem como base as classificações de Ariano Suassuna e Cavalcanti Proença, além de se fundamentar nos documentos de normatização da educação brasileira como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os temas circunstanciais são predominantes nas listas, visto que marcam acontecimentos históricos, sociais e artísticos estudados nas disciplinas escolares. A exploração desses temas por meio do cordel é, então, uma possibilidade de trabalho que busca dinamizar a prática pedagógica. Os temas tradicionais, por sua vez, aparecem de forma mais marcante nas propostas relacionadas ao componente curricular de Língua Portuguesa, quando esse traz como objetos de conhecimento a literatura e as formas textuais. Conhecendo a organização e a justificativa pela sua escolha, no menu abaixo é possível navegar pelos componentes curriculares e conhecer os temas e cordéis selecionados.