Os mais vaidosos podem dizer que é a forma mais eficaz de praticar seu pecado capital. Os mais lógicos vão pelo caminho dito mais sensato: é apenas um instrumento, um utensílio, capaz de refletir aquele ou aquilo que prostrasse a sua frente. Mas e se tomássemos esse mesmo instrumento, esse mesmo utensilio, e elaborássemos uma metáfora sobre a sua principal função de causar reflexos? Ou melhor, reflexões.
E se esse espelho for alguém que se destacou por suas ações, por suas obras, por seus atos em vida, criando assim uma imagem a ser respeitada, bem-vista, admirada, própria para servir de exemplo, de inspiração, ou, metaforicamente, de espelho. É a partir desta premissa que o tópico “Espelhos” foi construído, buscando construir as imagens de diversas personalidades e interpretes da vida cearense a partir de suas biografias e fotos, revelando, assim, personas inspiradoras, que possam ser apreendidas pelos visitantes e leitores do Prosearte como exemplos de vida, como inspirações, como “reflexos”.
Assim, estão presentes aqui artistas das mais variadas esferas, pessoas que ajudaram o próximo da forma que podiam, indivíduos guerreiros que lutaram por seus ideais, dentre outros “espelhos” que ajudaram a construir a história do Ceará e que merecem ser revisitados e refletidos.