tit-dim
dim-01

Antônio Jader Pereira dos Santos, mais conhecido pelo nome artístico Dim Brinquedim, é um artista plástico cearense, nascido no dia 27 de fevereiro de 1967, na cidade de Camocim, no Ceará. Ficou nacionalmente conhecido pelas suas obras lúdicas, que flertavam com o espírito puro da infância. São pinturas, esculturas e brinquedos que ultrapassam o sentido da arte, se tornando instrumentos de divertimento, alegria e entretenimento. O artista também é conhecido por manter um local aberto a visitas, o Museu Brinquedim, onde estão presentes cerca de 500 de suas obras.

dim-06
dim-03

No dia 27 de fevereiro de 1967, nascia em Camocim, no Ceará. Antônio Jader Pereira dos Santos, um garoto com uma imaginação enorme, que adorava brincar, no sentido mais puro da palavra. Ser uma criança num ambiente propício para a brincadeira ajudou Antônio Jader a descobrir o que ele queria para sua vida: seguir brincando e proporcionando mais alegrias e brincadeiras para outras crianças. O garoto, que tinha o apelido carinhoso de Jadinho dado pelo pai, construía seu mundo lúdico particular a partir de suas relações com amigos, familiares e a cultura local. Utilizando instrumentos de carpintaria do avô e usando sua criatividade, Jadinho, agora apenas Dinho, passou a criar brinquedos como caminhões, bonecos, piões, dentre outros. Sua imaginação sempre foi liberta nesses momentos. Dinho, então, se descobriu artista passou a ser assistente de Batista Sena, um artista plástico conterrâneo, que o ajudou bastante e o estimulou a seguir pelo caminho das artes, sem esquecer sua essência: a arte de brincar e brincar de fazer arte.

Ao se mudar para Fortaleza, o artista agora conhecido como Dim, ingressou em um projeto do Cirque Catholique de France, onde colaborou para a profissionalização de meninos de rua a partir do artesanato e criação de brinquedos. Foi com esse projeto que Dim compreendeu a potência lúdica e educativa que suas obras tinham. Além desse projeto, Dim, que em suas andanças ganhou um novo apelido, Brinquedim, participou de muitos outros e expôs suas obras em vários lugares do Brasil, como no eixo São Paulo-Rio, e fora do país, como na Argentina, lugar onde passou uma temporada nos anos 1980. Seus trabalhos foram sendo reconhecidos artisticamente, dado o empenho colocado em cada tela, escultura ou brinquedo. Porém, com o intuito de retornar a focar suas obras no brincar, no se divertir e no aprender, Dim Brinquedim se distanciou dos eixos de exposições artísticas para se dedicar a criação do seu próprio mundo, um lugar onde arte e brincadeira realmente se misturam: o Museu Brinquedim.

Criado em 2002, o Museu Brimquedim está localizado em Pindoretama, a cerca de 50km de Fortaleza. Trata-se de um sítio em que Dim Brinquedim vivia. Por causa das muitas visitas de admiradores de seu trabalho e visitas de escolas e outras instituições de ensino, o museu foi criado. É composto por um ambiente interno, onde estão expostas várias obras, como telas, esculturas e, o que chama mais atenção, brinquedos, muitos utilizados para a interação com os visitantes; um ambiente externo, caracterizando um pequeno parque de diversões, onde grandes, no quesito tamanho, obras de Brinquedim são utilizadas no seu objetivo primeiro, que é o de brincar. São gangorras, escorregadores, balanços, amarelinhas, dentre outros instrumentos capazes de causar nas crianças que visitam o museu as mesmas emoções que Dim sentia ao brincar na infância.

O Museu Brinquedim existe até hoje e recebe visitas não só de crianças, mas também de adultos e universitários, principalmente dos cursos de Pedagogia, que enxergam nas obras de Brinquedim a importância no ato de brincar para o desenvolvimento da criança e para o seu aprendizado. Dim Brinquedim nunca deixou de lado seu lado criança, podendo ser visto nos traços de suas obras: inocente e pura. Um de seus brinquedos preferidos é o João Teimoso, que para ele simboliza a perseverança, a habilidade de se levantar depois da queda e seguir em frente.

galeria-fotos
veja-tambem