Membro fundador e presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva é um cordelista de bastante expressão, tendo em vista a sua extensa obra de mais de 300 fascículos, que perpassa por vários temas como ciência e política.
Nascido no município cearense de Ipu em 20 de dezembro de 1937, Gonçalo Ferreira da Silva é um autor de grande produção de contos, ensaios, poesias e, principalmente, cordéis. Seu trabalho na literatura de cordel se destaca por tratar de temas da ciências naturais, biológicas e do espaço, a exemplo dos títulos: Terra - o nosso planeta pede socorro, Senhor dos anéis, Sr Isaac Newton e AIDS o medo da humanidade.
Devido a repercussão de sua obra, muitos dos seus trabalhos foram traduzidos para outras línguas como inglês, francês, italiano, espanhol, japonês e hebraico. Além disso, Gonçalo foi um participante assíduo de programas de rádio e TV, e de eventos científicos e culturais, onde proferiu palestras e discursos. Dentre as suas participações de maior destaque, destacam-se: a abertura do simpósio ``A literatura de cordel hoje``, ocorrida em 26 de setembro de 2011, e o evento de lançamento da sua coleção intitulada Ciência e Versos de Cordel, o qual contou com a participação de vários embaixadores do Brasil.