O poeta cordelista Antônio Carlos da Silva, conhecido artisticamente como Rouxinol do Rinaré, é uma das personalidades mais representativas da literatura de cordel contemporânea. Com mais de 80 publicações, entre cordéis e livros, o poeta se destaca pelas suas adaptações de obras clássicas como do conto O alienista de Machado de Assis, e por escrever sobre temas variados e para os públicos infantil e adulto. Essa versatilidade de Rouxinol também se faz presente na sua atuação profissional, uma vez que além de escrever e revisar textos, o poeta também é professor, ministrando oficinas sobre cordel presenciais e virtuais, por meio de seu canal no YouTue.
Nascido no dia 28 de setembro do ano de 1966 no distrito de Rinaré, Quixadá - CE, Rouxinol passou uma parte de sua infância no sertão do Ceará e outra em Pindaré-Mirim (MA). As memórias infantis em território cearense o levaram a, nos anos 1990, regressar ao estado e se instalar em Pajuçara - Maracanaú, onde fundou a Sociarte (Sociedade dos amigos de Rodolfo Teófilo) e os periódicos A Porta Cultural dos Aletófilos e O Benemérito.
Além da participação nesses periódicos, Rouxinol é responsável por muitos sucessos da literatura de cordel, podem-se destacar entre eles a versão em cordel do conto O Alienista de Machado de Assis, que foi adotada em projetos da Biblioteca Nacional, das escolas de Belo Horizonte, e em 2013 fez parte do catálogo de literatura das feiras de Frankfurt, na Alemanha, e Bolonhas, na Itália; e o cordel Um Curumim, Um Pajé e a Lenda do Ceará, inspirado no livro Iracema de José de Alencar. Outra obra que vale mencionar é a que desenvolveu em parceria com Arlete Holanda, intitulada Cordel: criar, rimar e letrar, uma vez que o livro foi selecionado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o projeto Livros na Sala de Aula.
Sempre atuante no meio da literatura de cordel, Rouxinol desenvolveu, durante o isolamento social do primeiro semestre de 2020, com o apoio do edital cultura Dendicasa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, uma mini-oficina intitulada Faça seu Cordel, em que tinha como objetivo ensinar o passo a passo de como escrever um cordel. Essa oficina é composta por duas vídeo aulas que estão disponíveis no canal do cordelista.